especial junho 23

Especial Junho23

https://amp.bibliaonline.com.br/naa/jr/29

“Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor . São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.” Jeremias 29:11

Caminhando pela praia, vi muitas conchinhas quebradas… mas não estavam com as arestas afiadas, estavam arredondadas e lisas: trabalhadas pela areia e pelas ondas do mar. Já haviam sido quebradas a mais tempo… 

Colecionei diversas e fiz diversos pingentes. Alguns já presenteei e já me perguntaram se eu lixei, ou envernizei… mas não! Elas estão assim como as coletei no mar!

Lembrei de quantas vezes queremos ficar “inteiras”, porém a vida insiste em nos “quebrar”. Queremos nos ajuntar em cacos, mas o “mar da vida” nos joga de um lado para outro, arredonda nossas arestas e nos modifica completamente do nosso jeito “original” para um novo formato único e brilhante!

Sofremos quebras, muitas quebras durante a vida. 

Quebrar e ser quebrado faz parte de conviver, de evoluir, de crescer, de estar vivo, de ir e vir, de lutar e perder, de querer desistir, porém não significa o fim.

Eu ganhei um quadrinho muito lindo, das minhas amigas irmãs Monica e Sônia, com os dizeres: “Haja o que houver, sempre haverá Deus.”

Sempre se pode contar com a misericórdia de Deus. Sempre haverá Deus, que é Onipotente, Onisciente, Onipresente. 

Muitas coisas que passamos não são consequência de escolhas erradas. Pode ser das escolhas de outros que acabaram causando situações e quebras em nossas vidas, pode ser obra do acaso, pode ser obra de um descuido… Deus  sabia e sabe, Deus viu e vê. E Ele permitiu e permite.

Ele sabe o que tem planejado para nós.

Outras vezes, mesmo que tivermos as melhores intenções e buscado excelência, quebramos, e mais uma vez, sofremos…

A pergunta que fica é: posso me ver como um pingente brilhante e modificado com a maestria pela mão de Deus que me permitiu? 

Quebradinhas, somos conchinhas que rolam com a força das águas do mar, até que saltem aos olhos pela beleza em que fomos transformadas?

Sim, fomos transformadas.

Querendo ou não, existem situações em que não há controle humano, remédio criado pela ciência, conselho adequado e útil. Apenas o resultado.

“Ergo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor…” Salmo 121

Passamos por quebras, por ondas violentas, por situações de dor e tragédia, mas, não se pode esquecer de que, Aquele que detém cicatrizes nas mãos e pés, no seu lado e na sua fronte, é o mesmo que pagou o preço para que nós fossemos encontradas e valorizadas.

Sejamos caquinhos. Sejamos os resultados nas mãos do Senhor que nos permitiu quebrar! Que Ele nos transforme quantas vezes forem necessárias para que a beleza ímpar da vida não seja notada pelo óbvio, com um formato comum, mas pelo olhar do Criador e Consumador da nossa fé, que nos molda a fim de que sejamos pingentes a adornar a Noiva do Senhor!

Quando percebi o que o texto de Jeremias está dizendo ao povo de Israel no exílio, a mensagem de Deus trazendo esperança e futuro com o próprio Deus, e também entendi o que o Senhor quer me ensinar através dos caquinhos de conchas: Que haja esperança nEle, em todos os momentos da nossa vida, a fim de conseguirmos enxergar a beleza única e diferente em cada uma das quebras e transformações, conforme cada situação nos trouxer. E penso que quebrar faz parte deste mundo, onde passamos por aflições e dores. 

A esperança maior sempre está no porvir. Tudo passa, tudo passará. Lá na frente, quando tudo terminar, estaremos moldadas, polidas, brilhantes, certas de que, mesmo pequenas, não somos invisíveis aos olhos de Deus!

Um abraço carinhoso a todos! ☺️

especial maio23

Este mês ainda não tenho uma rotina montada e por este motivo, não consigo desenvolver alguma arte visual especificamente. Então, resolvi comentar sobre nossa nova forma de viver: nômade sobre  rodas😄.

Sigmar e eu decidimos nos aventurar novamente a ter um motorhome, 🚌autocaravana como se diz por aqui. 

São 2 pratos, 2 canecas, meia dúzia de shorts e camisetas, 2 tênis, 1 chinelo, 1 sandália….. 3 calças e 4 vestidos. Porquê fica caro ter mais? Não! É porque não cabe mais 😁. Armários têm tamanhos pequenos. 

Mas isto não significa comer mal 😜

Mais ou menos, né? 😎

Agora não tenho mais microondas, forno ou batedeira. Não tenho mais uma geladeira enorme e nem um freezer para guardar a carne do churrasco,  apenas uma pequena com um congelador 🙂.

Não tenho mais travessas e mil guardanapos decorados. Não tenho mais espelho largo que caiba meu size 😅, nem secador de cabelos. Não tenho mais minha manicure de toda semana e nem sei mais a que horror andam meus pelos na cara😎 .

E ar condicionado? Só se estiver com o motor ligado. Então, as árvores são muito importantes para sobrevivência 😁.

Aprende-se:

Adaptação. Subtração. Leveza.

Descobrimos que para viver, não é preciso  tanto. 

Já fizemos muitos amigos queridos pelo caminho e a Igreja do Senhor é sempre a família amada que descobrimos ao longo do caminho.

Neste nosso novo momento, quero continuar a levar a marca de Jesus. Com papeizinhos de capítulos bíblicos, ou alguns versículos, entrego onde vejo que serão aceitos.

Jesus é a razão de todas as alegrias, as minhas, as de todos que O amam! Ele é a minha força, para todos os meus dias. E Ele está conosco nesta jornada! 

Já pude participar de um curso de capacitação em encadernação e já estão agendados mais dois cursos para os próximos meses. 

Esta escolha não foi fácil fazer, uma vez que deixamos muita coisa importante para trás: família, igreja local, grupos de interesse e algumas participações em grupos independentes.

Decidimos isto por vários motivos, mas um que pesou muito foi o fator idade. Se não fizermos isto agora, depois não faremos mais, porque os “aiaiais” vão aumentar.

Toda decisão traz suas consequências e cada passo terá um resultado que só o  tempo vai trazer. 

Tudo o que se fizer na vida, que se faça para o Senhor. Não há tempo de se preocupar com opiniões, com “o que os outros vão pensar”. Mas, sempre é tempo de viver com toda a abundância que Deus coloca no colo da gente.  

A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus. E, poder viajar por aí, levando a Palavra em forma de presentinhos, é um legado maravilhoso que Deus deixou para nós. Ajuda-nos, Senhor, a propagar, com alegria e ousadia, a alegria da Tua salvação.

Deixo, para terminar, um videozinho e as palavras do Salmo 18:

1 Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.

2 O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

3 Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.

4 Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.

5 Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.

6 Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.

7 Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.

8 Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.

9 Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.

10 E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.

11 Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus.

12 Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.

13 E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.

14 Mandou as suas setas, e as espalhou; multiplicou raios, e os desbaratou.

15 Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, Senhor, ao sopro das tuas narinas.

16 Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas.

17 Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu.

18 Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo.

19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.

20 Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.

21 Porque guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus.

22 Porque todos os seus juízos estavam diante de mim, e não rejeitei os seus estatutos.

23 Também fui sincero perante ele, e me guardei da minha iniqüidade.

24 Assim que retribuiu-me o Senhor conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.

25 Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;

26 Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.

27 Porque tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos.

28 Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas.

29 Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha.

30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

31 Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?

32 Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.

33 Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.

34 Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.

35 Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.

36 Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.

37 Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido.

38 Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés.

39 Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram.

40 Deste-me também o pescoço dos meus inimigos para que eu pudesse destruir os que me odeiam.

41 Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao Senhor, mas ele não lhes respondeu.

42 Então os esmiucei como o pó diante do vento; deitei-os fora como a lama das ruas.

43 Livraste-me das contendas do povo, e me fizeste cabeça dos gentios; um povo que não conheci me servirá.

44 Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim.

45 Os estranhos descairão, e terão medo nos seus esconderijos.

46 O Senhor vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação.

47 É Deus que me vinga inteiramente, e sujeita os povos debaixo de mim;

48 O que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim, tu me livras do homem violento.

49 Assim que, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome,

50 Pois engrandece a salvação do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.

Um abraço carinhoso a todos! Deus abençoe a vida de vocês! 🙂