Os tempos são distantes e encurtados pelas suas abrangências: seus depósitos e suas histórias.
O semear de um líder, que torna-se grande, na sua constância, traz resultados para várias gerações.
E, neste espaço de tempo, são curtas as épocas! Pois afetam gerações e as coisas se repetem, simplesmente, repetem-se!
Os tempos da Bíblia, as promessas e profecias se formaram em centenas de anos, pois se construiu legado e herança e, sobre este legado, sobre esta herança, vem a palavra de cumprimento, cumpre-se a profecia.
Os dias de hoje são recheados com muita superficialidade e não há crédito em coisas que possam ser construídas ao longo do tempo e, impacientemente, muitas vezes, este tempo necessário é ignorado e desprezado.
Temos pressa, impaciência, e a inconstância constrói muitas coisas superficiais e voláteis.
Quais são nossos projetos que podem virar legado?
Temos a intenção de apenas sobreviver ou de construir algo de bom e consistente a ser deixado para as futuras gerações?
A educação pode levar ao sonho e a uma visão ampla ou apenas ser um desvendar de letras e números? Ou seja, viver somente as próprias necessidades e vaidades?
É preciso lapidar o pensamento, lapidar as preciosidades dos dons e talentos. Mas, antes de mais nada, saber o que é talento que valha a pena ser valorizado.
Para todo dom recebido, lapidado, segue-se, torna-se um multiplicador. E há sempre consequências para o desenvolvimento.
O mundo absorve rapidamente o que lhe possa ser benéfico, mas, o mundo não poderá se esquivar de que a vida, que é concedida, é nosso dom maior, porém, nossos dias não nos pertencem.
Tudo o que foi feito será trazido à luz no tempo determinado por Deus. O Rei da vida nos deu a oportunidade de viver com significância. E Ele pesará o significado deixado.
Que haja mais paixão pela vida, como um todo, como um corpo, para que nossos dons, que começam a partir das nossas atitudes, somem mais benção, somem mais verdade e acrescentem dias felizes e abençoados, abençoadores, para os que estão e serão envolvidos na passagem dos dias que recebemos.
Salmo 2