Uma Casinha
Meu lar, meu palácio
Este mês eu resolvi trabalhar com lembrancinhas de feltro. Feltro é um “papel” de origem antiga, e é considerado um TNT (tecido não tecido), pois é feito por meio de calandragem (A calandragem é um processo de conformação de materiais através de cilindros aquecidos de uma calandra.)
“ História do feltro
Os primeiros registros arqueológicos da fabricação do feltro se deu na Ásia (Mongólia e Turquia) que era utilizado na fabricação de mantas, tapetes e roupas e até tendas nômades. As vantagens do feltro como material fazem dele um material muito útil até hoje. “
https://baiadoconhecimento.com/biblioteca/conhecimento/read/334913-qual-a-origem-do-feltro
Recortes de feltro são muito bonitinhos. Podem ser usados na decoração, em fabricação de presentinhos, lembrancinhas, sachês, etc. Não desfia como o tecido e também é mais grosso, facilitando o trabalho até para quem não tem habilidades
para fazer artesanato. Lembro de usar o feltro diversas vezes para fundo de caixinhas porta-treco, ou descanso de panela. Uma vez costurei até uma jaqueta. Este material é bem quentinho e, como morava em Curitiba, foi bastante usado!
Atualmente, uso para artesanato de uma forma geral, e com o tempo corrido, resolvi recortar umas casinhas e decorei com botões e apliques. Faz tempo que queria experimentar estas casinhas e este mês foi o escolhido!
Estes dias vi um videozinho, em que uma mulher, dona de um gato, guardou os pelos do bichano e, num determinado momento, fez um feltro dos pelos do bichinho e confeccionou botinhas para ele😻! Uma gracinha.
Daria para dizer que feltro é um material que pode ser confeccionado a partir de uma determinada quantidade de resíduos têxteis ou pelagem.
nossa casa, nosso lugar de viver
Bem, então, do feltro eu confeccionei diversas casinhas. A casa, meu lar, meu castelo; ou minha liberdade, meu refúgio. Será?
A casa pode ser grande, pequena, nova ou velha, alugada ou própria, não importa. Todos precisamos de um lugar para chamar de lar.
Há os que já desistiram de morar em casas, errantes, e há os que acham que podem usurpar a casa alheia… há os que amam seu lugar de viver e os que fogem e se aborrecem com vizinhos indesejáveis.
Há também gente maravilhosa que mora pertinho e gente que é misteriosa, ou gente que nem aparece e os que tem cachorro, gato, papagaio, criança e vovós… Há lares de mulheres de salto alto, lares de gente sozinha e gente que quer dividir as despesas, também os lares que têm gente que estuda muito e os que só assistem tv…
Tem lar em que a família sai para comer pizza todo sábado e lar com gente que ama chamar todo mundo para poder cozinhar e oferecer comida cheirosa e gostosa.
Casa, é o lugar onde muita coisa da vida acontece. Perrengue também. Em casa a gente se refaz, em casa a gente não finge, ou não consegue muito rsrsrsrs, em casa a gente é confrontado, e em casa a gente é testado.
Tem casa que é problema, onde as pessoas não se amam e não se querem bem… tem casa que é cativeiro e casa que é refúgio. Tem casa que traz tanta lembrança, que a alma fica até pesada.
Da minha história de vida, tem uma casa em particular que odiei estar e ter de ficar. Muitas lembranças que machucaram a alma profundamente e trouxeram muitos sentimentos que precisaram ser tratados… e, tem outras casas que, de tão abençoadas, sinto os aromas e cheiros só de olhar as fotografias. Eu já mudei de casas dezesseis vezes pelo menos, nestes últimos trinta e quatro anos de casada, o que significa uma mudança a cada dois anos, mais ou menos 🤪😃. Mudanças para mim, significam crescimento, reciclagem, desafios e resiliência.
A Bíblia chama nosso coração de casa.
https://www.bibliaon.com/versiculo/mateus_12_43-45/
Esta passagem acima especificamente, está contando da “casa” de uma pessoa que foi invadida e detonada.
Mas, na realidade, dentro de nós habita alguém, ou alguéns! E, mesmo que não seja uma pessoa, em nós habita muita coisa, como: alegria, tristeza, memórias, saudades, alegrias, conhecimento, sonhos, muitos sonhos… tudo o que couber no pensamento, ou seja, infinita e renovadamente, pode entrar na “casa” da gente.
Quanta coisa guardada dentro de nós pode ser útil? Ou o contrário?
Quanta coisa na memória da gente faz o pensamento voar para longe, muito longe…
A nossa casa tem regência, alguém que manda, e que pode ser nós mesmos ou alguém outro. Pessoas muito machucadas, geralmente, não agem por vontade própria, mas por reflexos, por terem aprendido uma determinada reação a partir de coisas que aconteceram. E isso, muitas vezes, não conseguimos decifrar de imediato. Por isso, é ruim quando julgamos, criticamos, ou até mesmo, nos afastamos. Por outro lado, a “vizinhança” da alma pode ser tóxica ou balsâmica, por termos pessoas abençoadas e iluminadas no nosso caminho…
Na Bíblia também, tem uma passagem que nos ensina sobre a autoridade daquilo que deixamos dentro de nossas “casas”, a nossa mente: Romanos 12. Vai lá e confira!
Podemos e somos passíveis de mudança das coisas que tomaram lugar dentro de nós. O detalhe é que não conseguimos sozinhos. Sozinhos, nossa “casa” fica vazia e vulnerável. Precisamos de ajuda.
Jesus diz:
“28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11
Uma das coisas que eu gosto de fazer, é sentar na praia e ver as pessoas passando: tem gente rindo, tem gente sozinha, tem criança, tem velho, tem vendedor e tem o desportista. Cada um tem uma história, uma herança genética, um ou nenhum alvo ou sonho. A vida é muito bela, por sua infinidade de pessoas, por tantas formas de Deus escrever a trajetória do mundo! E saber que Ele mesmo faz nascer o sol sobre justos e injustos, porque Deus é bom o tempo todo.
Que sua casa seja cheirosa, harmoniosa, que você possa ser um pedaço do fator de felicidade na vida daqueles que estão à sua volta.
Que seu ânimo se renove, que sua determinação faça você retomar, que seus valores estejam cheios de fé e virtude, que seus olhos vejam a Luz de Jesus e você siga com fé e coragem.
Eclesiastes 9 é um dos capítulos da Bíblia que amo muito e gostaria de compartilhar uns pedacinhos:
Versículo 1:
“1 Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.”
Versículo 10:
“10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
E ainda mais uns versículos de I Pedro 3:
“8. Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes,
9. não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.
10. Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;
Deus abençoe você e te ajude a manter sua “casa” cheia de paz! Um abraço carinhoso a todos!