Estudo especial do mês
Fevereiro 2023
Este mês resolvi fazer pinturas de pátina vintage, provençal, bege. Fiz tanto para uns vasinhos da OASE de BC, como para o attelier. Usei latas, vidros e os vasinhos de cerâmica.
O processo é fácil, mas trabalhoso.
Primeiro, é preciso selar a peça. Devido a superfícies lisas, precisa ser selado com verniz ou primer. Eu utilizei verniz fosco.
Depois, dei uma demão de betume a base de água. E depois, é preciso “riscar” a peça em alguns lugares aleatoriamente, com parafina ou vela, para que, debaixo da tinta das próximas camadas, haja uma parte onde será facilmente removida com lixa.
Depois, dei 3 (três) demãos de tinta pva bege. Lixei com lixa fina e, onde estava a parafina, ficou o descascado aparecendo o marrom escuro do betume.
Nos vasinhos eu fiz os arranjos com argila, verde perene e montei uma casinha de passarinho e o passarinho (os dois imprimi primeiro e depois recortei e colei).
As garrafas, latas e vidros receberam uma etiqueta de pano algodão cru.
A etiqueta contém uma parte de papel impresso com a menção de versículo nela, que depois recebe um pingente com o versículo por completo. Amo estes trabalhos com cara vintage!
Com esta técnica, é possível trabalhar sobre qualquer material: madeira, vidro, plástico, metal…
tem gente que não gosta, mas eu amo as latinhas de milho com a tampa rasgada 🤭.
Eu consegui fazer muitas coisas este mês de fevereiro e fiquei muito grata a Deus por um mês tão proveitoso. Mas, para variar, já chegou Março, hoje é dia 1º e eu ainda não postei meu estudo… 🤦🏼♀️
Porém, quero compartilhar a analogia com vocês:
Não é exatamente o processo, mas o resultado da arte de pintura vintage ou provençal.
A mesma coisa é com a vida!
Na nossa cabeça, não tem como fazer coisas que minam a cabeça sem ter resultados encardidos nos pensamentos.
Gostar de aparência vintage, é uma tendência. O desgastado, envelhecido, provençal, tão bucólico e romântico encanta e acho que nunca vai perder o charme.
Mas, que não seja assim no coração!
Preferir frutas frescas na alma, flores do campo na mente, água de rio nos pés das intenções e rede para descanso na meditação da Palavra.
Tudo o que é velho, pode ser apenas história, mas também pode ser perpetuação de mágoa, de dor, de afastamento e discórdia.
O diabo tem sempre a velha forma de agir: semear discórdia. Ou nas pessoas entre si ou nas pessoas para com Deus. Questionar ao ponto de discordar sempre levará ao distanciamento. Têm vezes que é para o bem, mas têm muitas vezes que é para a ruína.
Deus sempre tem o renovo, sempre! Como: as suas misericórdias, a sua vinda para nascer como criança, o despertar para dar meia volta e buscar a Vida! Tudo fresco, tudo renovado, tudo novo!
Que suas idéias e planos sejam inspirados na Vida, no Amor, na reconciliação, na valorização do semelhante, na Verdade da Palavra como remédio e base para novas experiências, para o novo nascimento.
Que o medo e a insegurança pelo futuro, sejam cobertos pelas Promessas de Deus, na busca em Sua Palavra, e que os passos que precisam ser dados, estejam confirmados pela bênção de Deus e na busca pela Sabedoria na Palavra.
Quero deixar uma passagem:
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/43
Renove as esperanças, renove a alma, renove seu jeito de ver e de amadurecer. Crescer é um jeito de renovar, pois traz novas realidades.
Que Deus te abençoe nesta caminhada! Um abraço carinhoso para todos!