Passamanarias – Classe e Sofisticação
O embelezamento
Certas coisas são apenas coisas que ficam completamente diferentes, após receberem um ornamento. Dependendo da qualidade do ornamento, a coisa muda de valor, de qualidade, de serventia e local a ser usado.
Ornar também significa estar em equilíbrio visual, em concordância estética na função e posição.
Este mês, eu me dediquei à produção de elementos decorativos, em especial, o tassel. E, como meus trabalhos, geralmente, são em pequena escala, fiz a maioria deles pequenos também. Gosto muito de usar em diversos trabalhos, com acabamentos de miçangas, fitas e cordões.
Pesquisando um pouco a respeito, encontrei três pequenos artigos na internet sobre a passamanaria e os títulos já me encantaram imediatamente!
(https://armarinhosoeste.com.br/passamanaria-o-que-e/)
“Passamanarias
Um toque de classe”
Este artigo contém uma explanação de como a passamanaria foi desenvolvida e de como recebeu este nome.
“ Ela serve para tudo! É feita com uma técnica bastante antiga, sendo que o seu nome já passou por várias alterações no decorrer do tempo, e hoje é conhecida pelo nome do título deste artigo.”
Sendo primeiramente usada em vestimentas da Idade Média, hoje é utilizada em todos os setores de vestimenta ou decoração de ambientes.
Este outro artigo (http://blogpatriciateles.blogspot.com/2016/06/o-que-e-passamanaria.html) já traz uma definição do que é exatamente uma passamanaria e de qual material é geralmente confeccionado, e o título do artigo, de igual forma, também me cativou de imediato!
“Passamanaria, um detalhe sofisticado”
“A passamanaria é utilizada desde a Idade Média. Antes, ela se chamava passement e este nome era dado a todas as espécies de cordão nos séculos XVI e XVII. Mais tarde, a palavra mudou para passamenteria e descrevia todos os tipos de ornamentações onduladas.”
E o terceiro artigo (http://clarissarezende.com.br/passamanaria/) com a pergunta: O que é passamanaria?
São tirinhas de tecido, ornadas especialmente, com fios de seda.
Passei o mês de fevereiro fazendo tasséis, tentando fazer pelo menos, um pouco bonitos como se vê no Pinterest ou nas lojas… mas, é difícil! Não consegui um resultado que pudesse dizer que ficou como imaginei que ficasse!
Assim também, é com as coisas de qualidade que devemos ou queremos desenvolver, em qualquer área da vida: o pacote sempre vem com muito trabalho, muito suor, muitos erros e, às vezes, lágrimas de decepção e desapontamento, e muita persistência, até que se consiga um bom resultado!
Ornar é um caminho longo! Exige preparo, habilidade, materiais de qualidade, força de vontade! Formar para ficar bom! Estruturar para ser permanente e promover o diferencial, o inovador!
Fiquei pensando em encontrar textos bíblicos que remetessem à passamanaria, tassel, bordado, pedrarias, sofisticação e classe, e lembrei da execução do Tabernáculo (Êxodo 25 e 38), do Templo (I Reis 6) e da Noiva do Cordeiro, ataviada e adornada para as Bodas, descrita em Apocalipse 21.
Descobri que os detalhes específicos, dados pela instrução de Deus, e, realmente tem valor especial, divino sentido. E eu que amo ler as entrelinhas das artes visuais, a filosofar nas ideias e concretizar em peças, sinestesiar e ver além, pensa na viagem das ideias!!
Não sou palestrante, ou teóloga, ou especialista em alguma coisa nas Escrituras, mas amo estar na presença do meu Senhor, buscar a Sua presença e a Sua instrução! Assim, quero e desejo permitir ao Senhor colocar um “tassel” em minha vida, um tassel de comunhão, de gratidão e louvor, um tassel com fios de saudade do perfeito, do eterno, do incorruptível, do adorno coerente e perfeitamente ajustado!
textos anexos:
Apocalipse 11
Romanos 1
Efésios 5
Querida Ester, como sempre em sua mensagem , não tem como falar de arte sem falar de Deus.
Parabéns, amei
obrigada, querida Reni!!!!!